Meditação, o fator chave para o sucesso

O sucesso real não vem de uma busca ansiosa, mas de um centramento altamente produtivo: a Meditação.

A palavra Meditação tem alguns sentidos muito indicativos. Do latim: ‘medium + ditare’ – quer dizer ‘dirigir-se ao centro’, ‘voltar-se para o centro’. Pode também derivar do verbo latino ‘mederi’, que significa ‘curar, medicar’, donde vem as palavras portuguesas ‘medicamento’, ‘médico’, etc.

Meditação, o fator chave para o sucesso

Meditação, a partir de sua origem, indica um duplo olhar: voltar-se para o centro e buscar cura, remédio para algo que está fora de centro. Meditar, pois é buscar se reequilibrar em seu próprio centro.

Meditação, então, é voltar-se para dentro de si mesmo. Para conseguir isto, não há como fazê-lo sem acalmar a respiração, sem relaxar e se tranquilizar. Enquanto a atenção estiver voltada para fora, num trabalho a fazer, num problema a resolver, numa discussão conflituosa, não tem jeito.

Para ir ao centro, para meditar, portanto, é preciso ir diminuindo o ritmo da respiração,  relaxando os músculos,  acalmando a mente…

E o que acontece, então? Vamos estar nos medicando, porque vamos dando tempo de o nosso organismo encontrar um ponto de equilíbrio, que é o começo da cura de qualquer coisa que possa nos afetar negativamente.

A meditação, portanto, proporciona um caminho de cura para nossos órgãos cansados e estressados, pois os distensiona, dá tempo para se refazerem. Mas é caminho de cura também para nossas emoções, geralmente tensas, carregadas de preocupações, ansiedades, às vezes de mágoas ou irritações.

Acalma também nossa mente, diminuindo o ritmo de nossos pensamentos, dando tempo para refletir, ponderar, às vezes para ouvir melhor o que nos é dirigido. Ao relaxar e ir em busca de nosso centro, estamos simultaneamente baixando o ritmo de nossa mente, acalmamos nossos pensamentos, damos tempo para as imagens e ideias se aclararem.

E por que, então, meditar é chave para o sucesso?

Com a cabeça muito agitada por acúmulo de pensamentos e dúvidas, às vezes desordenada por emoções carregadas de ansiedade, como é que vamos conseguir dar rumo, como é que vamos focar no que está exigindo nossa atenção e decisão?

Assistindo a alguns jogos da presente Copa Mundial de Futebol, estive reparando nos jogadores que se preparavam para chutar faltas. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, se concentrava, até fechava os olhos por um instante, respirava fundo, ia para seu centro. E o chute saia certeiro e fulminante. Reparei no Lionel Messi, no primeiro jogo da seleção da Argentina nesta Copa, quando foi chutar um pênalti – seu olhar era dispersivo, tenso, preocupado em acertar. Resultado, errou o chute. Percebi o mesmo em outras cobranças feitas por ele, todas acertando na barreira dos jogadores adversários. Possivelmente nos próximos jogos ele se recupere. Como? Relaxando, se centrando, mirando tranquilamente o alvo.

É aqui que está a chave para o sucesso. Para o sucesso em qualquer área de atividade humana.

Sucesso no relacionamento de casal, na educação dos filhos, na cura de dores e doenças e na recuperação da saúde. Sucesso no esporte – maior certeza no chute ao gol ou no arremesso ao cesto ou no levantamento da bola para o corte fatal no vôlei. Sucesso nos estudos, nos exames e provas, sucesso em negociações (não perder o foco), e em muitas outras atividades no dia a dia profissional e vivencial.

Está sempre aí o sucesso: Meditação!

Técnicas de meditação existem muitas. Não é este o foco deste pequeno texto. O importante é que todas as técnicas partem do mesmo ponto, que já era bem conhecido de nossos pais e avós: “Respire e conte até dez!”; cabeça esquentou, “respire e conte até dez!”; o que devo fazer? “Respire e conte até dez!”

É dar o tempo mínimo necessário para esfriar a cabeça, respirar fundo, centrar-se, focar no que se quer alcançar, relaxar e, só então, fazer o que tem que ser feito. É no silêncio interior que está o sucesso. Não importa o barulho ou o agito externo. É no meu interior que devo buscar a calma, é onde vou concentrar minhas energias, é para onde vou direcionar minha ação…

Todo sucesso depende, no geral, de muito treino, de muita experimentação, de aprendizado constante. Para alcançarmos sucesso em nossos empreendimentos, temos que aprender a dar sempre um tempo para a Meditação, para desprender-nos de êxitos imediatistas.

E todo sucesso depende de quanto a pessoa treinou estar focada, estar desligada de tudo para, enxergando tudo à sua volta (visão 360o), mirar claramente no alvo. E isto é meditar! Mesmo que seja por um instante.

E quando tivermos uma tarefa maior a cumprir, precisamos aprender a usar esta ferramenta fantástica em favor da vida: a meditação. Dar-se um tempo. Respirar fundo, uma, duas, três vezes, para ir baixando a frequência, acalmando, deixar surgir a sabedoria que está aí, em nosso interior, esperando sua vez.

Esta sabedoria interior, quando aprendemos a deixá-la vir, atua sempre a nosso favor, a favor da vida, a favor de tudo que nos rodeia e a favor do bom direcionamento de nossas ações.

E daí vem o sucesso! Um sucesso real, que vem, não de uma busca ansiosa, mas de um centramento produtivo.

É por isso que reforço o título deste texto:

Meditação, o fator chave para o sucesso!

Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem