Meditação matinal: planeje um dia incrível

meditação matinal

Meditação matinal: planeje um dia incrível

Como planejar um dia memorável ? Como alinhar nossos pensamentos com nossos sentimentos e objetivos? Como passar pelas diversas situações que fazem nos distanciarmos de nós mesmos? Para tudo isso, é muito bom desenvolver o hábito de fazer meditação matinal.

Durante o dia, passamos por diversas situações que fazem com que percamos o foco e nos levem a afastar-nos de nossos objetivos. A meditação matinal nos abre a mente para começarmos o dia de forma incrível.

Pensando nisso, vamos falar sobre como essa prática matinal pode definir e melhorar o resto do seu dia. Boa leitura!

O que é meditação?

A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

A palavra Meditação provém do termo sânscrito “medha”, que significa sabedoria; então, ”medha-ação” indica entrar em contato com a sabedoria interior.

A meditação favorece uma maior concentração, diminuição da ansiedade, aumento do equilíbrio e da criatividade. Sua prática auxilia para buscar sucesso na resolução dos problemas e situações da vida diária.

Além disso, ela pode ser utilizada como uma forma de centramento, se pensarmos em seu uso no Mentoring e no Coaching. No nosso curso de coaching online, falamos bastante sobre esse tipo de abordagem.

Por que meditação matinal?

A meditação matinal é a melhor forma de iniciarmos o dia e de nos planejarmos para estar mais focados e produtivos.

Quando acordamos mal humorados, atrasados, com pressa, parece que nosso dia também se delineia nublado.

Observe como a natureza exerce influência em nós: veja a diferença de quando acordamos com um belo dia de sol ou quando acordamos com um dia nublado e cinzento, observe como isso influencia em nossos sentimentos.

A meditação matinal nos leva a alinhar nossos sentimentos com nossos pensamentos e faz nosso dia decorrer com mais harmonia. Assim, já não dependemos mais de estar chovendo ou com sol. É nosso interior que estará mais luminoso.

meditação matinal paz

Do jeito que levantamos pela manhã e de como serão os primeiros minutos do dia, isso fará toda a diferença na vida de uma pessoa.

Meditar de manhã é muito recomendável porque nossa mente se prepara para que o dia transcorra em paz e com tranquilidade.

Realizar meditação matinal nos dá ânimo e disposição para as atividades do dia, além de nos deixar mais atentos, aliviar nosso estresse e nos dar maior equilíbrio emocional.

E por fim, a boa notícia é que a meditação matinal pode ser praticada por qualquer pessoa.

Como fazer a meditação matinal?

Podemos começar o dia da maneira mais tranquila. Nesse sentido, vou propor aqui uma forma simples de fazer a meditação matinal. Cada um poderá adaptá-la do jeito que se sentir mais confortável.

  1. Ao acordar, ainda na cama, dê uma boa espichada e sinta como cada músculo do seu corpo vai aos poucos acordando. Depois vá se alongando, se estique, coloque as pernas para cima, abrace-as, faça movimentos criativos e suaves.
  2. Preste atenção a seus movimentos. Se acaricie, se toque, massageie os pés, as pernas, os braços. Com os olhos fechados se observe e sinta cada parte de seu corpo.
  3. Respire profundamente inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Seu cérebro também precisa acordar. Inspire pelo nariz e expire pela boca três vezes. Com bastante suavidade, sente-se na cama. Pense em coisas boas e positivas.
  4. Levante-se e abra a janela e deixe a luz do sol entrar. Pode estar um dia lindo de sol ou de chuva. A luz do sol está sempre aí. Receba a energia do sol purificando e energizando você.
  5. Sente-se confortavelmente na cama ou numa cadeira e por um minuto agradeça o que a vida deu para você. Sorria e agradeça. Imagine seu dia leve, tudo transcorrendo com facilidade. Imagine e planeje seu dia. Imagine tudo acontecendo e seu dia sendo muito produtivo.
  6. Veja você cercado de proteção, com prosperidade e abundância.
  7. Respire profundamente e pronto! Você está preparado para ter um excelente dia, está pronto para ter um dia incrível.

Com a meditação matinal estaremos fazendo nossos dias mais suaves, mais alegres, mais centrados e mais planejados.

A meditação deixa você em um estado de tranquilidade e ativa seu potencial realizador, de forma que você se torna apto e capaz de realizar o que planeja para seu dia, bem melhor preparado para enfrentar os imprevistos.

A meditação matinal, mesmo sendo rápida, nos proporciona um relaxamento, dá alegria e faz você começar seu dia com energia, gratidão e liga você com sua sabedoria interior.

À medida que você aplica esta técnica todos os dias, você perceberá que sua mente se acalma e você fica preparado para lidar inclusive com seus mais perturbadores pensamentos, pronto a enfrentar as mais diversas situações de seu dia.

A meditação, sendo alimento da alma, nutre os valores universais de compaixão e generosidade, nos deixando mais receptivos, cuidadosos e tranquilos.

Conclusão

Com a prática da meditação matinal estamos preparando um dia incrível, pois ela nos auxilia a nos conectar com os outros, libera o nosso estresse, nos brinda com um ambiente interior de alegria e proporciona uma sensação de conforto, além de nos preparar para lidar com os altos e baixos do dia a dia.

Pense num dia assim: não é realmente um dia incrível?

meditação matinal yoga

Com o equilíbrio pessoal que a meditação matinal nos dá, podemos equilibrar nosso trabalho, melhorar nossos relacionamentos, uma vez que nos traz uma sensação profunda de bem-estar e felicidade. Além de nos ajudar em nosso próprio desenvolvimento pessoal.

Mais centrados, estaremos abertos para ouvir mais as pessoas, senti-las e nos ligarmos melhor a elas. Você estará criando à sua volta um ambiente mais alegre e produtivo, reflexo de seu interior transpirando tranquilidade e foco. E você vai, certamente, se surpreender com as respostas que ouvirá das pessoas.

Qual é a melhor forma de você começar seu dia? Acordando atrasado, numa correria danada, de mau humor ou com uma dose extra de energias boas que a meditação matinal lhe proporciona?

Você pode optar. Realizar sua meditação matinal significa que você estará garantindo um dia leve, longe das preocupações. A escolha é sua. Comece a conduzir o barco de sua vida, começando o dia com energia, com um sorriso, se preparando para ter um dia incrível através de meditação matinal, através da conexão mais profunda com você mesmo.

Tenha um bom dia, com muita paz e tranquilidade, focado em seus objetivos!

Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

4 comentários em “Meditação matinal: planeje um dia incrível”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem