É possível ter Paz Interior nos dias de hoje?

Base íntima do entendimento e do bem estar humano, a paz interior é um estado de calma e estabilidade emocional, onde a sensação de equilíbrio transcende exteriormente.

Atingir a paz interior, significa estar feliz, de viver com consciência do que realmente é importante, é aceitar e perdoar, livrando-se das angústias  dos sentimentos negativos como raiva, mesquinhez, revolta.

É um estado mental sólido, capaz de neutralizar interferências negativas externas sem, no entanto, ser indiferente ao sofrimento humano.

Em um cenário de caos que a humanidade está atravessando atualmente, com crises sanitárias, políticas e econômicas, deve-se manter  um exercício de coerência entre palavras e comportamento,  e avaliar o que realmente importa e é essencial.

Para se sentir confortável em momentos difíceis e atingir a segurança emocional,  devemos processar as informações recebidas do que é real do que não é, isto porque a tendência de nosso cérebro é intensificar situações difíceis piores do que são.

A consequência dessa tendência, pode-se levar a uma situação de desespero, pensando no pior, agravando um futuro que ainda nem aconteceu e poderá nem mesmo existir. É o medo cedendo o lugar a uma certeza indefinida pela antecipação.

Encontramos a paz anterior, quando conhecemos nossos limites, virtudes e defeitos, o autoconhecimento e aceitamos a vida como ela é, uma vez que em muitas situações não conseguimos mudar o curso das coisas, nem as pessoas e até mesmo nós.

Quando se há chances para as mudanças, elas  devem ser de forma progressivas e escalonadas, uma de cada vez.

Outra coisa muito importante que devemos eliminar é o sentimento da cobrança.

Sejamos francos, não podemos mudar o passado, no máximo podemos analisar e usar como experiências, como referências.  Ele faz parte da construção do seu “eu” de hoje, e portanto, poderá fazer diferente em outra oportunidade que a vida lhe der, quer no presente, quer no futuro, quando algo se referir a arrependimentos passados.

Na realidade, a única coisa que temos é o presente, uma vez que o futuro é sempre uma surpresa, uma suposição, e nada mais justo, que utilizemos o agora para cumprir antigos projetos, antigas promessas deixados de lado, ou até mesmo esquecidos.

Valorize o seu presente, nas oportunidade que você tem agora, e sempre dê atenção aos seus pequenos detalhes.

Quando se tem problemas a resolver, ampliamos a dimensão dos mesmos e esquecemos como pequenas coisas nos auxiliam a nos recompor emocionalmente.

Atividades que preencham atenção no presente, como por exemplo, arrumar armários, gavetas. Estas tarefas ajudam a ordenar os pensamentos e contribuem para relaxar a mente.

Na vida pessoal, as relações humanas, é o conjunto de interações que possibilitam expressar nossos sentimentos, desejos e  fatos, através da comunicação sendo de extrema importância em nossas vidas. O convivio interpessoal nos permite sentir como parte integrante de um todo.

Entretanto, temos características destintas em agir e pensar. Dessa forma, vale  cercar-se de pessoas que tenham semelhanças com as nossas condutas e  pensamentos.

Evitar pessoas tóxicas que carregam o “peso da frustração”. São pessoas que estão sempre insatisfeitas, infelizes, que se fazem de vítimas e querem dividir seus recalques, aproveitando-se da falsa fragilidade que tem, e em comparativo, tenta apontar mais os seus erros (dos outros) do que os seus acertos.

Essas não tem paz e nem dão paz a quem está próximo. São transtornos. Resguardar nossa saúde mental é, além de importante, um dever para conosco e afastar -se dessas pessoas,  é a melhor opção a se fazer.

A paz interior é o melhor sentimento que podemos sentir. Ele brinda a alma com felicidade, alegria.

Estar em paz, significa estar em harmonia diante da natureza, da humanidade, do mundo, da vida, é o respeito para com tudo e todos, a começar por nós mesmos.

É conectar-se-se com seus sentimentos, pensamentos, é aceitação e estímulo.

Relaxar, se encontrar, sentir a positividade, e acalmar, sem, no entanto,  esquecer dos problemas, enfrentá-los e resolvê-los

A paz deve ser um bem coletivo, transformador, que começa a partir do indivíduo, do ser humano, pois ninguém consegue viver em harmonia, se estiver em conflito com os outros.

É ser o primeiro a estender a mão para ajudar o próximo e ter prazer no dever cumprido.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem