Curso de Coaching Online Vale a Pena?2019-04-16T16:01:04-03:00

Curso de Coaching Online vale a pena?

Tanto para quem busca oportunidades de desenvolvimento profissional, recolocação no mercado ou autoconhecimento e evolução pessoal, um curso de Coaching pode ser o que falta para uma guinada rumo ao sucesso.

É uma formação que traz ferramentas e instrumentos capazes de colaborar nos mais diferentes campos da sua vida.

Com elas, você amplifica suas perspectivas do mundo, melhora sua qualidade de vida e se comunica de forma mais clara e objetiva.

Existe o formato presencial, mas ele costuma ser bem mais dispendioso, tanto em custos quanto em energia gasta.

Mas também temos os cursos online, feitos no conforto do lar, por um preço bem mais acessível.

Naturalmente, seja à distância ou não, existe mais de uma abordagem em cursos de Coaching e Mentoring. Portanto, é natural surgirem dúvidas sobre o que exatamente você vai aprender.

Por isso, vamos explicar tudo sobre essas formações, seus benefícios e como a profissão de Coach e Mentor funciona!

curso de coaching online

Benefícios do Curso

As vantagens de um Curso de Coaching online são muitas. Mas podemos listar as mais importantes:

  • Ampliação da visão de mundo
  • Mais inteligência emocional
  • Melhora na comunicação verbal e não-verbal
  • Postura focada no que realmente importa
  • Coerência das ações com o que você realmente busca
  • Aumento da sinergia com colegas
  • Melhor administração do tempo
  • Gestão de conflitos

Os benefícios de se fazer Coaching e Mentoring são inúmeras, tanto para nossas vidas, quanto para quem é atendido por esses profissionais.

No entanto, para fazer um curso de coaching online, você não pode se basear apenas por preço. Você precisa conhecer a instituição e seus mentalizadores, para que os ensinamentos encaixem com o que você procura para sua vida.

Por que curso de Coaching online?

O curso de Coaching presencial é uma experiência memorável, onde você pode sanar suas dúvidas no ato. No entanto, é necessário um investimento muito maior, pelos custos operacionais para realizar o encontro.

Se você não mora na cidade em que ele ocorre, então, a passagem e a hospedagem podem inviabilizar seu objetivo de ser Coach e Mentor.

Com o curso online de Coaching, tudo fica mais fácil. Além de você não ter de sair de casa, pode revisar os conteúdos o quanto quiser. Também é possível  ter suporte para qualquer dúvida que surja.

Além disso, o custo acaba saindo bem mais barato, mesmo tendo o mesmo conteúdo do curso presencial.

curso de coaching online

Quem pode ser Coach?

Não existem pré-requisitos para ser um Coach ou Mentor! Basta gostar de ajudar as pessoas e ter vontade de buscar desenvolvimento – tanto para si quanto para os outros. Existem correntes teóricas onde o Mentor deve ser alguém experiente em certa área de conhecimento, para que possa acolher mentorados.

O Coaching e o Mentoring podem ser utilizados numa perspectiva generalizada, já que encaixam em qualquer área. No entanto, existem diversos nichos onde as técnicas e ferramentas foram adaptados, para satisfazer melhor as especificidades de cada mercado. Dentre alguns dos exemplos possíveis, podemos listar:

curso de coaching online

Coaching de Vida

curso de coaching online

Coaching de Carreira

curso de coaching online

Coaching Jurídico

curso de coaching online

Coaching Executivo

curso de coaching online

Coaching de Vendas

curso de coaching online

Coaching de Emagrecimento

curso de coaching online

Coaching de Relacionamento

curso de coaching online

Coaching Financeiro

Coaching e Psicologia: Qual a Diferença?

O Coaching, embora tenha semelhanças com o processo terapêutico, não tem remotamente a presunção de ser psicoterapia.

Enquanto a Psicologia busca solucionar traumas do passado e curar feridas interiores, o Coaching foca no presente e no futuro do cliente, ajustando sua rota e agilizando seu progresso.

Naturalmente, às vezes essa jornada é atrasada (ou mesmo detida) pelo o que a Psicologia formal soluciona. Por isso, é importante que o Coach tenha noção do quanto suas habilidades podem ser úteis e, principalmente, da hora que é preciso recomendar tratamento psicológico.

Frequentemente, pensando nessa separação, psicólogos buscam conhecer ferramentas do Coaching e Coaches acabam enveredando pelo estudo da Psicologia, para complementar suas habilidades.

Coaching e Consultoria são a mesma coisa?

De fato, o Coaching é uma espécie de consultoria, onde seu cliente acaba criando insights positivos para solucionar questões em áreas diversas da vida.

No entanto, enquanto um consultor ataca diretamente o problema, demonstrando a forma de solucioná-lo o mais rápido possível, o Coach cria um ambiente onde o próprio atendido é capaz de resolver suas questões.

Assim, mais do que uma colaboração ativa, o Coaching instrumentaliza o cliente e entrega formas de resolver não só o problema em si, mas conflitos adjacentes e outros obstáculos que podem surgir pelo caminho.

A Consultoria apresenta as soluções prontas. O Coaching oferece as ferramentas para que o próprio cliente solucione o que deseja.

Por que ser um Coach e Mentor?

O mercado de Coaching é uma realidade cada vez mais impressionante. Em 2016, a ICF já contabilizava um lucro anual de US$ 2,35 milhões (aproximadamente R$ 8,8 milhões) no mercado global de Coaching, valor gerado pelo trabalho de mais de 53 mil Coaches.

Seja para trabalhar profissionalmente ou mesmo para utilizar as técnicas na própria vida, ser Coach e Mentor é sinônimo de crescimento e desenvolvimento real. Você identifica problemas com mais facilidade, trabalha com mais objetividade na resolução deles, consegue comunicar suas questões de forma aperfeiçoada e, ainda, adquire felicidade real em todas as áreas da vida.

Com autoconhecimento, visão de mundo e coerência ao agir, você se torna, sem sombra de dúvidas, uma pessoa melhor. Fazendo um curso de Coaching online, você pode proporcionar isso para outras pessoas.

Por que não trabalhar com isso?

Conclusão

Um curso de Coaching online tem diversos benefícios, como você pode ver. Apesar de existirem algumas confusões quanto à área, ser Coach e Mentor traz inúmeros avanços, tanto para você mesmo quanto para as pessoas atendidas.

São técnicas de centramento, liderança, gestão do tempo, aumento do foco, postura prestadia, comunicação, entre muitas outras habilidades versáteis, que você pode usar em diversos contextos.

E ainda, com os recursos que a Internet nos oferece, as possibilidades de melhorar a qualificação e buscar outros recursos valiosos para a sua carreira aumentaram.

Caso queira saber mais sobre formações online, acesse nossa página de cursos à distância ou solicite atendimento através do formulário abaixo.