Constelação Familiar e a Transformação da Humanidade

Constelação Familiar e a Transformação da Humanidade

Muito tem se falado da Constelação Familiar, metodologia que vem transformando a humanidade e seus indivíduos através do autoconhecimento.

A Constelação Familiar tem ganhado bastante força no campo das terapias comportamentais e emocionais. Esse processo vem transformando a vida de muitas pessoas, e consequentemente da humanidade como um todo, através da resolução de dificuldades que advém de nosso inconsciente.

A Transformação através da Constelação Familiar

A técnica foi desenvolvida pelo filósofo, pedagogo e teólogo alemão Bert Hellinger. Bert se deparou com esse fenômeno nos anos 70, após observar os estudos de Virginia Satir, psicoterapeuta americana, que analisava as esculturas familiares. 

O principal objetivo da constelação familiar é trazer a consciência às influências que temos em nossas relações familiares. 

Muitas vezes, os nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados aos nossos antepassados, outros familiares que passaram pelas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido.

 A Constelação Familiar serve para analisar a família ou o grupo do indivíduo e buscar a raiz desse comportamento, que geralmente é reflexo de uma situação traumática para sua família e que tende a se perpetuar através das gerações. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.

Muito tem se falado nos últimos tempos sobre essa terapia de autoconhecimento, e ela já é utilizada em diversas áreas. Hoje em dia, as Constelações Familiares são também amplamente utilizadas nos ambientes organizacionais e institucionais, denominadas de Constelações Organizacionais. 

Nestes casos com um enfoque diferente do terapêutico, utilizando a inteligência inconsciente dos sistemas para acessar informações importantes em nível sistêmico e que possam levar a soluções.

Qualquer assunto pode ser olhado pela constelação, afinal é um processo holístico que enxerga o indivíduo como um todo. Veja alguns exemplos de atuação abaixo:

  • Tomada de decisões
  • Dor física
  • Processos repetitivos na vida
  • Sistema judiciário
  • Questões financeiras
  • Sociedades
  • Dificuldade de aprendizado

A constelação vem sendo amplamente utilizada em diversas áreas para a resolução de conflitos e promoção da qualidade de vida e cura emocional.

São inúmeros os benefícios e as formas de utilização do método, sempre com o enfoque de gerar informação e trazer consciência da realidade, o que dá mais possibilidades de mudança e transformação pessoal.

Grandes empresas no Brasil já aderiram à metodologia para assessoria e consultoria em questões específicas e, conforme pesquisas realizadas após os trabalhos, relataram terem obtido inúmeros benefícios. O ser humano está se deparando com a ampliação de consciência sobre os campos de informação, seja na tecnologia, ciências diversas e na própria visão de mundo. Isso faz com que a Constelação Familiar consiga abrir portas na vida de muitas pessoas, que estão atingindo a realização pessoal e profissional, resolvendo conflitos internos que antes estavam sendo prejudiciais para a sua evolução.

O indivíduo costuma sair de uma constelação com o sentimento de conexão consigo mesmo e com os outros, isso possibilita uma melhora nas relações familiares e interpessoais e auto transformação, pelo conhecimento sobre si mesmo. Após a constelação, pode caminhar com um novo olhar sobre o que passou e o que está por vir.

Leia também: 3 Sugestões de Dinâmica de Grupo Integrativas e Sistêmicas

Desse modo, estamos caminhando para uma transformação da humanidade, que já está sendo vista e relatada. Utilizar-se da Constelação Familiar, aproveitando todo o seu potencial de cura e transformação, para que cada ser humano na terra atinja a sua evolução. Libertando-se, assim, de conflitos e problemas familiares que estavam em seu inconsciente, prejudicando até mesmo o ambiente em sua volta.

Coaches e Mentores que tenham formação autorizada em Constelações, podem aplicar esta metodologia junto ao seus clientes em determinadas circunstâncias onde as Constelações se tornarem úteis. Ampliando assim, o potencial de realização pessoal e profissional dos mesmos.

As leis sistêmicas

É muito importante ressaltar que além de participar, observar ou mesmo vivenciar uma constelação, quando o indivíduo entende e interioriza essas leis sistêmicas a vida inteira pode se tornar mais funcional.

O universo em que vivemos é regido por leis, assim como a sociedade precisa de leis para estabelecer regras e uma convivência equilibrada e justa, o universo por si tem suas leis sistêmicas e é através delas que toda a dinâmica da nossa vida é formada.

Sendo assim quando alguma dessas leis não está sendo “cumprida” por nós, gera uma desarmonia universal que desencadeia diversos problemas em nossa vida. 

Essas leis são:

  • Lei do pertencimento
  • Lei da Hierarquia
  • Lei do dar e receber

Estudar e conhecer essas leis pode tornar a sua vida muito mais leve e mais assertiva além dos processos que forem abordados.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem