5 dicas para melhorar a Concentração

Quantas vezes nos atrapalhamos com o que estamos fazendo por falta de concentração? Quantas vezes derramamos café fora da xícara? Quantas vezes tropeçamos nos pés da cadeira?

É falta de concentração, nos dizem. Mas o que é falta de concentração? De que jeito podemos melhorar a concentração? É possível aprender a se concentrar? E ainda, para que serve a concentração?

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre esses pontos. Boa leitura!

Mas, afinal, o que é concentração?

Concentração é a capacidade de ter sua atenção focada num único ponto, é sua mente estar voltada para apenas um pensamento. Estamos concentrados quando temos em mente um único objetivo ou uma única coisa a realizar.

Assim, podemos dizer que a concentração é o caminho para o sucesso, para a qualidade de vida.

Você tem dificuldade para se concentrar nos estudos? Seus pensamentos passam muito rápido de um para outro? Você facilmente esquece o que estava pensando ou falando? Você não consegue finalizar uma tarefa? Tem o hábito de procrastinar por falta de foco?

Então, precisa melhorar sua concentração.

Como melhorar a concentração

Agora, vamos aprender a melhorar a concentração, pois ela é de fundamental importância quando queremos aprender alguma coisa, memorizar ou realizar algo.

Nesses casos, é de grande valia aprendermos a nos focar. E até já sabemos quanto é importante estar concentrado em nosso dia a dia.

foco concentração

Para melhorar nossa concentração é importante ter disciplina, isto é, ser constante, insistente, dedicado e organizado.

A habilidade de manter a concentração pode ser desenvolvida como qualquer outra habilidade, como a de dirigir o carro ou como a de empreender. Para isso, é preciso querer aprender a se concentrar – e querer muito, pois costumamos ter muita resistência.

Pensando nisso, vou propor 5 dicas que poderão ajudar muito a melhorar sua concentração:

1. Preste atenção naquilo que está fazendo.

Estamos acostumados a fazer as coisas de forma mecânica. Levantamos, tomamos banho, trocamos de roupa, pensando em como será nosso dia, o que deixamos de fazer ontem e não prestamos atenção ao que estamos fazendo.

Agora, atenção! Procure prestar atenção no que você está fazendo, procure estar presente, estar por inteiro. Se você está tomando banho, sinta a água caindo no seu corpo e fixe sua atenção na água que cai pelo seu corpo.

Aprenda a fazer uma coisa de cada vez e preste atenção naquilo que faz.

Experimente lavar a louça focado na louça que você está lavando. Quando for dirigir seu carro, dirija o carro, não queira dirigir o trânsito. Mantenha sua atenção voltada à atividade que você está fazendo no momento.

No início, como sua mente não está acostumada a se concentrar no que você está fazendo, sua mente foge, dispersa, vai pensar em outra coisa.

Por isso, tente trazer sua atenção de volta ao que você está fazendo, o quanto for necessário. Pratique e repita sempre. Leve sempre seus pensamentos ao trabalho, para a ação que você está fazendo no momento.

Essa é uma dica simples, mas muito poderosa, que vai ajudar você a se concentrar. Persevere nela, que você verá os resultados.

2. Exercite sua mente

Sua mente precisa ser treinada. Faça exercícios de palavras cruzadas, jogue xadrez e exercite uma outra língua.

Conte de 1 a 100 e depois volte contando de trás para frente. Ponha ordem em seu quarto, suas gavetas, sua mesa de trabalho, com todo cuidado, concentrando-se em cada coisa no que está fazendo.

Sua mente é como seus músculos, precisa ser treinada. Estimule sua mente. Aprenda a fazer planos de ação e operacionalize cada uma de suas metas. Mantenha a mente em exercício.

Sua mente, como seu corpo, também precisa de academia.

3. Aprenda a priorizar

Priorizar é colocar o que é mais importante fazer em primeiro lugar.

Você normalmente está com muitas coisas para fazer e precisa se concentrar para saber o que é prioritário. Escolha uma tarefa importante que você vai fazer e concentre-se nela.

concentração estudo

No momento que você escolher, deixe as outras tarefas e as outras preocupações de lado. Lembre-se: essa é a coisa mais importante que você precisa resolver agora. E você já está resolvendo. As outras coisas virão a seguir. Priorizar é escolher.

4. Aprenda a fazer centramento

Concentrar é trazer para o centro. Trazer para o centro de sua mente. É juntar o que está disperso para o centro de sua mente. É criar densidade e estar aberto a deixar vir novas ideias sem perder o foco. É dar espaço à intuição, à criatividade.

Estar centrado é acalmar a mente e ficar tranquilo. Para isso, ajuda muito manter uma respiração tranquila, pausada e relaxar seu corpo. Alternativamente, é bom focar por instantes em sua respiração, em seus batimentos cardíacos, nas sensações de frio e calor por todo seu corpo. E agora sim, determine o foco de sua ação.

Outra coisa que ajuda muito no processo de centrar-se é praticar Yoga ou alguma forma de artes marciais, tais como Tai-Chi-Chuan, Jiu Jitsu, Judô, Capoeira, etc.

Lembre-se: seu poder está em você mesmo. A partir de seu centro, você direciona sua atenção ao que precisa fazer, ao que decide fazer, ao que está fazendo.

5. Ouça música

Ouvir música ajuda muito a manter-se concentrado, seja numa atividade física ou numa atividade mental, como escrever, estudar.

É preciso que seja uma música suave, de preferência já conhecida, que não exija sua atenção, pois esta deverá estar focada no que estiver fazendo.

A música evita ruídos dispersivos, acalma seu corpo e sua mente, facilitando direcionar sua energia mental para o que está realizando.

Concentração só traz benefícios

Uma mente concentrada e atenta estará mais apta a gerar pensamentos mais criativos, insights geniais e ainda a atrair novas oportunidades.

Ainda colabora para criar relacionamentos mais produtivos, densos e sinérgicos. Por fim, ajuda muito quando se quer ter uma conversa séria e produtiva com alguém.

Acredite: é possível, sim, desenvolver essa habilidade. Faça sua parte, com afinco, na construção do seu brilhante futuro.

Ter capacidade de concentração ajuda a relaxar,  , a render no que fazemos e ajuda em nossa qualidade de vida.

E para melhorar a concentração, só depende somente de você. É muito importante manter a concentração, seja nos estudos, seja ao iniciar um novo empreendimento ou a conseguir uma promoção em seu emprego atual.

Os resultados virão, esteja certo disso!

2018-11-21T15:26:22+00:00

Sobre o Autor:

Marcos Wunderlich é referência nacional em Mentoring e Coaching Humanizado e possui 33 anos de experiência com mais de cinco mil alunos formados. Foi um dos primeiros especialistas a introduzir a Formação em Mentoring e Coaching no Brasil.

2 Comments

  1. Delhi 22 de novembro de 2018 em 19:34 - Responder

    Que legal, muito obrigada, foi muito bom saber disso, pois eu tenho muito ansiedade por querer fazer varias coisas de uma vez e a maior parte fica sem terminar, essa foi direta pra mim… kkkk

  2. Luiz Carlos 23 de novembro de 2018 em 14:51 - Responder

    ótimos artigos… cada dia um novo alimento para a alma… parabéns…

Deixar Um Comentário