Como ter mais proatividade?

Proatividade indica alguém que atua antecipadamente, que se posiciona em uma situação futura.

Conforme a palavra diz por si própria, proatividade indica alguém que atua antecipadamente, que se posiciona em uma situação futura. Refere-se à uma conduta consciente que possibilita prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de intervir, reagir, modificar e interagir com as situações em torno de si para fazer as coisas processarem-se no tempo certo.

Desse modo, os indivíduos proativos não apenas tomam a iniciativa como também assumem a responsabilidade e colocam as suas ideias em prática. A proatividade é muito procurada e valorizada pela grande maioria das empresas, visto que indivíduos com esse perfil são capazes de evitar prejuízos.

A mais notável postura dos proativos perante problemas é propor alguma coisa, mesmo que não sejam eles os responsáveis pela causa dos mesmos. Sua habilidade de observação apurada, caracterizada por sua visão sistêmica e o desejo de saber mais sobre a sua área de atuação, assim como as atividades realizadas pelos seus colegas são as principais peculiaridades que os possibilitam se antecipar e desempenhar bem as tarefas, auxiliar os demais e, principalmente, elaborar soluções efetivas.

A proatividade no trabalho

Nas empresas, os colaboradores proativos são aqueles que não ficam parados, fazendo somente o que lhes foi mandado. Os proativos normalmente são os profissionais que mais auxiliam o gestor e os seus colegas de trabalho, porque não esperam receber ordens para agir. Por isso, esses trabalhadores possuem mais chances de conquistar reconhecimento do que aqueles que optam por fazer somente o corriqueiro.

Em oposição aos indivíduos proativos, existem os reativos. Indivíduos com comportamentos voltados para esse perfil são aqueles que valem-se de vários fatores para explicar suas impossibilidades. Perante problemas, tentam esquivar-se de alguma ação com a justificativa de que aquilo não é sua responsabilidade. Eles estão sempre aprisionados e dominados pelas circunstâncias.

As pessoas no geral não são totalmente proativas ou totalmente reativas e, por isso, não devem ser rotuladas. Via de regra, todos são munidos de uma mistura de comportamentos inerentes a esses perfis. Quando aqueles mais próximos à proatividade se sobressaem, temos pessoas com tendência a serem proativas.

Vale lembrar que essa capacidade pode ser trabalhada e desenvolvida se você estiver disposto a mudar paradigmas, valores e hábitos. Desenvolver a proatividade é um processo um pouco difícil, mas possível se você tiver persistência e dedicação.

Características de uma pessoa com proatividade

Pessoas proativas não se abalam diante dos desafios, isso porque seu comportamento proativo possibilita a identificação antecipada de situações desafiadoras que possam surgir no cotidiano. As principais características dessas pessoas são:

  • Ser capaz de enxergar além da situação;
  • Não esperar ordens para realizar tarefas;
  • Apresentar resultados a mais do que o esperado;
  • Antecipar-se aos problemas, apresentando soluções práticas;
  • Focar na solução e não no problema perante conflitos.

Como ter mais proatividade?

Como dito antes, a proatividade é uma competência que pode ser trabalhada e aprimorada, através do desenvolvimento de algumas habilidades. Confira:

Aprender a Trabalhar em Equipe

Aprender a trabalhar em grupo, compartilhando seus conhecimentos e também estando aberto a receber sugestões e opiniões dos demais é uma característica do perfil do profissional proativo. Essa transparência em oferecer soluções para que a tarefa seja realizada com sucesso é fundamental.

Respeitar os Limites dos Outros

Tratando-se de proatividade, ter bom senso é essencial para não ultrapassar os limites e invadir o espaço do outro. Ainda que sua intenção seja a melhor, é importante se lembrar de que cada um tem suas habilidades e um tempo próprio para realizar as tarefas.

Respeitar seus próprios limites

Atentar-se para não exceder o nível saudável de proatividade e procurar conciliar seu trabalho com as demandas extras, de modo assertiva. Ou seja, se você é proativo, para que possa desfrutar dessa habilidade, encontre um equilíbrio que beneficie a execução de suas tarefas. Isso vai lhe possibilitar manter sua motivação para o trabalho, sem extrapolar suas capacidades físicas e mentais.

Amar o que faz

Nem sempre é possível fazer o que ama, mas amar o que faz é sim uma escolha. Os indivíduo proativos normalmente se enquadram neste último caso, realizando suas funções com destreza e paixão. Desse modo, tornam-se naturalmente comprometidos e movidos incessantemente por atingir melhores resultados.

O Coaching e o Mentoring para proatividade

Por meio da metodologia do coaching, a transição entre a cultura atual e uma que beneficie a proatividade se torna mais fácil e natural e auxilia para que cada vez mais profissionais se tornem proativos e comprometidos em seu cotidiano dentro da empresa.

Através de uma formação em Coaching e Mentoring, é possível que o colaborador aprimore a sua performance e passe a, cada vez mais, antecipar-se aos desafios, oferecendo soluções criativas e inovadoras para resolvê-los com muito mais agilidade. Além de que, através das técnicas e ferramentas que ele estará capacitado a aplicar logo que finalizar o curso, se tornará ainda mais flexível, para que assim execute um trabalho em equipe de excelência e lide com os desafios que surgirem em seu dia a dia da melhor forma.