Coaching e Psicologia: diferenças fundamentais

Você conhece as diferenças entre Coaching e Psicologia? Embora algumas práticas possam de fato se assemelhar e produzir resultados equivalentes , os princípios básicos de cada um devem ser observados e respeitados no exercício diário de ambos.

sessão de coaching
Você sabe as diferenças fundamentais entre Coaching e Psicologia?

O Coaching é potencialmente um processo terapêutico, mas não funciona como psicoterapia. Enquanto que a prática de processos terapêuticos  não costuma exigir autorização oficial, a psicoterapia pode ser praticada somente por psicólogos e psiquiatras.

Quanto à abordagem,  a Psicologia tradicional com foco na resolução de traumas e feridas interiores  mantém uma relação mais distante entre psicólogo e paciente, embora os recentes avanços da Psicologia Positiva estejam mudando este quadro. O Mentoring, o Coaching e o Advice, por sua vez, têm seu foco no presente e no futuro, numa caminhada conjunta entre o coach e seu cliente.

Uma dúvida frequente é: um coach pode ser psicólogo? Um psicólogo pode ser coach? E a resposta é “sim” para todos os casos. Ambas as atividades podem se complementar de forma bastante positiva, desde que o profissional assuma essas funções de forma responsável.

Em algumas situações, por exemplo, cabe ao coach ou mentor a tarefa de encaminhar seu cliente à psicoterapia ou um suporte especializado. Isto deve acontecer se o trabalho do coach não estiver surtindo os resultados esperados ou se o cliente apresentar transtornos psicológicos. Se houver encaminhamento, o processo com o coach pode persistir simultaneamente ao tratamento psicoterápico, dependendo do caso.

O próprio Instituto Holos oferece uma Formação em Mentoring ou Coaching específica para Psicólogos. O curso tem o objetivo de proporcionar  inovação pessoal e profissional, novo sentido ao trabalho e novo campo criativo de atuação ao psicólogo, com foco no reconhecimento e ativação do potencial apreciativo.

Diferente do que acontece na Psicologia, qualquer pessoa pode se tornar coach ou mentor. São sugeridos cursos de formação, mas a profissão não é regulamentada e não demanda associação à nenhuma entidade. Há várias escolas e cada uma produz seus próprios conteúdos, cargas horárias e formas de abordagem.

O Instituto Holos e a metodologia ISOR®  são a única escola brasileira que trabalha com visão humanizada e com abordagem holísticoglobalizante e sistêmica, utilizando ferramentas próprias, exclusivas e diferenciadas.

Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem