A Resiliência Humana

A Resiliência Humana

Pessoas resilientes geralmente levam uma vida mais expressiva e desenvolvem relações mais equilibradas com as pessoas que estão ao seu redor.

A Resiliência Humana está relacionada à capacidade que cada indivíduo possui de lidar com seus próprios problemas, de ultrapassar momentos difíceis, perante acontecimentos adversos e não ceder à pressão, independente da situação. A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. 

Pessoas resilientes geralmente levam uma vida mais expressiva e desenvolvem relações mais equilibradas com as pessoas que estão ao seu redor, uma vez que são indivíduos que dispõem de uma visão mais otimista da vida. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais estável e preparada ela estará para lidar com os desafios da vida.

Características do indivíduo resiliente

As pessoas resilientes possuem características que são facilmente identificadas por quem está ao seu redor. Confira quais são elas:

Autoconfiança

Refere-se à convicção de que se é capaz de realizar algo, e de fazer muito bem, conquistando os objetivos almejados. Esta habilidade  pessoal está justamente relacionada à uma autoestima elevada. 

Persistência

Expressa a capacidade de perseverança dos indivíduos que possuem tenacidade e força de vontade, com princípios claros, e que empenham-se, visando realizar o que se propõem. São pessoas conscientes de que para vencer na vida é preciso levantar depois da queda. Entendem que a chave do sucesso pessoal e profissional de verdade está na persistência de lutar por um propósito, independentemente das adversidades que podem surgir no caminho.

Otimismo

Possuem a confiança de que as coisas podem e vão melhorar. Dispõem de esperança em grande proporção. São proativos, competentes e convictos da sua capacidade de comandar a própria vida.

Empatia

Refere-se à capacidade de comunicar-se com as pessoas com reciprocidade, possuir gratidão, utilizar a mesma linguagem do receptor, de modo que ele seja compreendido. Não é, como a maioria das pessoas acreditam, “se colocar no lugar do outro”, mas sim, se dispor a entender o outro.

Criatividade

É a habilidade de produzir, de inovar, diferenciando-se dos métodos tradicionais. É o processo de tornar-se sensível a problemas, reconhecer a dificuldade e procurar soluções. São indivíduos que “pensam fora da caixa” e estão dispostos a enfrentar novos desafios. 

Flexibilidade

Um indivíduo que possui flexibilidade se adapta às mais diversas situações, atividades e ambientes com facilidade. Esta aptidão é muito vantajosa, principalmente em empresas com variados setores, que requisitam desempenhos diversos, com funções multifacetadas. Ser flexível é garantia de um bom relacionamento interpessoal dentro das organizações.

Sabe lidar com as emoções

Pessoas que possuem resiliência são capazes de enfrentar, tranquilamente, situações de grande pressão e estresse, conseguem uma boa interpretação do ambiente estressante e extraem dele maneiras para reencaminhar o seu comportamento. 

Características do indivíduo não resiliente

Vamos agora analisar o perfil dos indivíduos que não possuem tanta resiliência e necessitam potencializar essa habilidade em suas personalidades. Confira as características:

Dificuldade em tomar decisões

O indivíduo é extremamente racional. A zona de conforto impede-o de reconhecer os pontos positivos de suas escolhas. Situações comuns do dia a dia de qualquer pessoa os deixam em estado de choque, e pode refletir em não fazer a escolha certa.

Perda da autoconfiança

Geralmente vêm após grandes fracassos, demissões, divórcio, término de relacionamento. A frustração e a insegurança manifestam-se juntamente com a exteriorização dos sentimentos que não queríamos que fossem vistos por ninguém. A autoestima cai e perdemos o nosso valor. Muitas ainda conseguem seguir em frente, mas quem tem resiliência baixa não.

Pouca criatividade

Não é capaz de tornar-se sensível a problemas, possui dificuldade na ampliação dos conhecimentos e informações, não procura soluções, não elabora hipóteses, não comunica de forma ideal os resultados.

Baixa inteligência emocional

O indivíduo com resiliência baixa não consegue reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os sentimentos de outras pessoas ao seu redor. Possui muita dificuldade em lidar com esses sentimentos no dia a dia e não sabe lidar bem com suas próprias emoções. 

Pessimismo

Continuamente vê o pior lado da situação. Mesmo as circunstâncias estando boas, esse indivíduo é capaz de enxergar somente o lado negativo. Normalmente o pessimista costuma contaminar o ambiente em que se encontra com o seu astral negativo. Mudar esse quadro é de importante relevância para suas relações interpessoais.

Emoções conflituosas

Trata-se de um indivíduo que não tem a capacidade de trabalhar essas emoções, e não consegue superá-las. Não as entende com clareza, entretanto, tomar consciência de que elas existem e são suas, é de suma importância.

Dificuldade nas relações sociais

Não possui a capacidade de relacionar-se bem com as pessoas, têm uma enorme dificuldade em dar e receber, não identifica o momento correto de ouvir, ou melhor, só quer falar, e falar de si mesmo. Não se interessa pela vida das pessoas ao seu redor, o que, na maioria dos casos, trata-se de um comportamento que leva à vaidade, à soberba.

O Coaching na Resiliência Humana

Caso você tenha se identificado nesse grupo de indivíduos com baixa resiliência, fique tranquilo, através do Coaching essa habilidade humana pode ser desenvolvida, para que você obtenha um melhor desempenho profissional e pessoal.

É necessário motivação para adquirir resiliência, assim como para aquisição de outras competências na vida. A motivação tem origem nos seus valores, conceitos, interesses pessoais e profissionais, e nasce de uma vontade de viver sem a perda da sua essência, é uma escolha de atitude frente às situações de transtornos emocionais. 

Com apenas poucos recursos, o resiliente se mune de criatividade e força de vontade para atravessar a barreira da inércia. O método Coaching engloba as melhores técnicas, estratégias e ferramentas para o aprimoramento do comportamento humano, auxiliando na estimulação e fortalecimento das características essenciais para o desenvolvimento da resiliência. 

Em resumo, através do Coaching, o indivíduo aprende a tornar-se uma pessoa resiliente e preparada para lidar com as mais diversas situações adversidades da vida pessoal, profissional e financeira.

Caso você queira tornar-se uma pessoa bem sucedida em qualquer área da sua vida, comece agora mesmo a praticar suas habilidades de resiliência, enfrente os desafios e supere-se. E se você sentir que precisa de ajuda para isso, entre em contato conosco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem