A Andragogia e Suas Formas de Potencializar o Desenvolvimento Pessoal

A Andragogia e Suas Formas de Potencializar o Desenvolvimento Pessoal

A Andragogia vem sendo pensada a partir da década de 1940 com a necessidade crescente de aprimorar e continuar a educar pessoas adultas. Em seu significado mais simples, a Andragogia pode ser definida como um conjunto de técnicas de condução de desenvolvimento de novas competências e habilidades concebidas e direcionadas para o público adulto. Ao contrário da Pedagogia, que reúne preceitos e didáticas destinadas ao ensino para crianças.

O prefixo “Andro” vem do grego e significa “homem, indivíduo da espécie humana”, já o termo “gogia” atribui-se ao conhecimento e a prática do pensar e do fazer para educar.  A educação andragógica se baseia portanto nas exigências do adulto, o qual decide o que estudar e qual é o seu propósito com o estudo.

Sempre de acordo com sua vontade ou necessidade de aprender, exigindo mais do que o orientador ensina, sendo autônomo em sua aprendizagem. A maneira como se ensina na Andragogia, através da experiência e interação com grupo, tende a facilitar a aplicação imediata do que foi aprendido.

Mas de que maneira as técnicas de Andragogia podem potencializar o desenvolvimento pessoal?

 

As bases da Andragogia

 

A característica fundamental deste tipo de educação para adultos é a forma de resolução de situações de conflito ou desafios complexos, organizando a aprendizagem ou o que foi aprendido em torno da dificuldade ou problema.

Isso vai exigir do adulto esforço e dedicação total para a obtenção de metas e competências desejadas, cultivando valores e atitudes positivas, porque o segredo do avanço neste tipo de aprendizagem é o propósito para o qual se dedica e não só o condicionamento simples do comportamento.

Esta perspectiva de estudo vem acompanhada de um cronograma mais pragmático: o professor é o facilitador, ele fornece uma condução, um ritmo para as atividade, passando inicialmente o estado da arte para o aprendiz que tem consciência de que está em um processo de aprendizagem contínua.

Com isso, as bases da Andragogia fortalecem a elaboração de conceitos e pensamento abstratos, a autogestão, a qualidade de vida e a criatividade de um adulto, que é quem propicia sua autoaprendizagem e autorrealização.

Características da aprendizagem de adultos

Na idade adulta, o indivíduo está mais propenso a aceitar os desafios como parte de um sistema complexo que vai levá-lo a obtenção dos resultados que ele espera. Assim, se esforça para cumprir tarefas e atividades que fazem sentido com seu objetivo geral, seja de crescimento profissional ou desenvolvimento pessoal.

 

Quando, além do estudo para obtenção de novas habilidades, o indivíduo se permite a revisitar antigas crenças e hábitos ele consegue propor a si próprio o exercício de reconstrução de sua percepção sobre sua Vida. Isso, então, complementa sua aprendizagem.

 

A Andragogia, portanto, ocorre a partir de circunstâncias e experiências que envolvem:

 

  • o pensar sobre o propósito de Vida;
  • desenvolvimento da autonomia e autogestão;
  • ampliação da visão de mundo e a elaboração de planos a longo prazo;
  • atividades práticas de interação em grupo;
  • aprimoramento da comunicação interpessoal;
  • autoconhecimento e autocontrole;
  • o despertar pelo interesse pela Vida;
  • correção de hábitos negativos e posturas obtusas.

 

Esses são apenas alguns pontos pelos quais o adulto passa diante de contextos de aprendizagens embasados pela Andragogia. O enfoque sistemático da motivação de como e por que ou para que aprender, canaliza o ensino para a Vida, motivando a vida diária, já que é sua necessidade de se autodefinir e de autoconduzir, aceitando suas diferenças e características individuais.

 

O desenvolvimento pessoal na fase adulta

 

O autoconhecimento pode ser iniciado na infância através da mediação de adultos que possuem uma Visão de Mundo voltada para a Vida Plena. Na idade adulta, este tipo de mediação se torna mais avançada com a proposição de tarefas e o desenvolvimento de habilidades a partir da prática e da experiência do indivíduo que já alcançou um repertório de Vida e pode a partir dele refletir sobre as questões que ele mesmo se coloca.

A Andragogia é uma das ferramentas teóricas para o desenvolvimento pessoal na fase adulta porque a forma de aprender nesta idade é diferente. O indivíduo tem condições de assumir mais riscos, de dominar seus próprios medos, de se autoavaliar e reconhecer se está no caminho que o levará a alcançar os resultados que espera para a sua vida.

Portanto, o Coach ou o Mentor e até mesmo mesmo o Adviser podem escolher tarefas que ajudem a organizar a aprendizagem de seu mentorado sem infantilizá-lo, livrando-o de proteções desnecessárias. O cuidado neste ponto é avaliar se a autonomia do indivíduo está sendo respeitada. Por mais que o mentor saiba qual será o próximo passo, não é ele exatamente quem decide sozinho, trata-se de uma decisão do indivíduo mentorado e é ele quem deve tomar a decisão para seguir adiante com seu planejamento.

A Andragogia tem a dizer, portanto, que o adulto pode aprender de uma forma mais pragmática compreendendo a aquisição de novas competências e habilidades imediatamente. Além da função prática, o que ele está aprendendo no momento cria uma relação profunda com sua autonomia levando-o ao desenvolvimento pessoal consciente e alinhado com seu propósito primordial.

 

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