Gestão do Clima Organizacional como ferramenta estratégica

Gestão do Clima Organizacional como ferramenta estratégica

Estamos vivendo a era do pleno emprego e convivendo com o “apagão” de talentos, com isso as empresas se preocupam cada vez mais em atrair, manter e reter seus talentos. Para que isso aconteça é importante fazer a gestão do clima, procurar o que motiva, estimula e satisfaz seus colaboradores. É preciso verificar qual é o melhor clima, o que fazer para agradar ao maior número de pessoas, fazendo com que elas se sintam bem, se sintam parte da organização e nela queiram permanecer.

A pesquisa de clima é algo fácil de realizar e hoje o mercado disponibiliza várias opções como softwares e consultorias especializadas que podem auxiliar o RH neste momento. Alguns autores que tratam desse tema recomendam que a pesquisa seja feita por um consultor externo, pois assim garante-se a imparcialidade na apuração do resultado, tornando-o real.

Segundo Rizzatti (2002), o clima organizacional é uma característica duradoura da cultura organizacional, uma manifestação dessa cultura, enquanto a ela e é uma característica da organização, um registro da sua história. A cultura é composta por um conjunto de normas, crenças, valores e mitos, que definem o comportamento dos membros, ela norteia o seu comportamento e desempenho. A cultura determina como se dão as relações interpessoais, a comunicação, a busca da qualidade e a criação de valor.

A gestão do clima organizacional e a escolha de uma estratégia

A gestão do clima organizacional pode contribuir de forma positiva para essas funções. Quando identificada a percepção dos funcionários sobre os fatores que causam satisfação, a organização pode atuar na melhoria de tais fatores. Através da identificação do clima e sua gestão efetiva, o RH consegue propor, executar e acompanhar várias ações que integrem as áreas da empresa e intervir de forma positiva fazendo com que os profissionais dessa organização queiram permanecer nela.

Já Coda (1993) afirma que o clima organizacional indica a satisfação dos clientes internos da empresa, seja na cultura, identificação com a empresa, valorização das pessoas, missão, visão e no processo de liderança e comunicação. Através do clima é possível descrever a percepção das pessoas em relação ao ambiente de trabalho e a organização. Coda classifica o clima como favorável, desfavorável ou neutro. Ele afirma: “Dessa forma a gestão de clima organização é uma ferramenta altamente eficaz na gestão de pessoas e pode contribuir de forma significativa na atração, manutenção e retenção de talentos”.

Um olhar do Coaching para o Clima Organizacional

A prática como gestora em várias organizações por onde passei mostraram de forma clara que gestor de RH precisa sempre se qualificar para utilizar todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar em sua gestão e utilizá-la de forma plena.

Talvez você esteja se perguntando, onde o Coaching entra gestão do clima organizacional? O Coaching é um processo de orientação de pessoas e equipes em busca de resultados, seja no âmbito pessoal ou profissional. Não é psicoterapia, nem consultoria, mas busca ajudar as pessoas caminharem em busca de suas metas e objetivos.

Por Marcilene Martins | [email protected]
Professional Coach e Mentoring Holomentoring® ISOR® pelo Instituto Holos
Atua na Empregar Talentos, em Betim (MG).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem