9 Conselhos para quem está mirando na vaga de Líder de Equipe


Você está mirando tornar-se um líder de equipe? Isto é fundamental para o mercado de trabalho atual. Este artigo vai mostrar o que você precisa fazer para ser um líder de equipe, para liderar e orientar as atividades de equipe.

Nos dias atuais, é fundamental a capacidade de trabalhar de forma eficaz ao liderar uma equipe.

Mas, afinal, o que é liderança?

Liderança é a arte de comandar pessoas. É a capacidade de inspirar pessoas e motivar pessoas.

Como liderar neste mundo complexo, disruptivo e globalizado? Neste mundo onde a física quântica nos mostra que nada é fixo, nada é sólido e que a única certeza que temos é a mudança? O que se exige de um líder hoje? Ser nomeado para exercer uma função não significa mais liderar. A liderança não se impõe, se conquista.

Liderança é uma ação voltada para pessoas. Não se exerce sobre coisas, máquinas, processos operacionais ou estoques. É com pessoas que o líder trata. O que faz o maquinário, os insumos, os processos e os estoques renderem, cumprirem metas e darem resultados é a gestão, a administração. E esta depende de um bom líder para funcionar bem.

O líder de equipe une as pessoas para que juntos possam alcançar os objetivos. Suas habilidades são: respeito, ética, carisma, paciência e saber ouvir.

9 conselhos para quem está mirando na vaga de líder de equipe:

Abertura mental

É importante ter a mente aberta, livre de preconceitos, para aceitar novas idéias, novos modelos, capaz de ouvir opiniões divergentes. Você precisa olhar o mundo de outra maneira. Ampliar seus horizontes e melhorar sua vida, para que você possa abrir sua mente. Pessoas de mente aberta possuem vidas mais equilibradas. Ter abertura mental é um processo encadeado, passo a passo, sem pressa e sem perder o rumo. Assim refinamos nossa sabedoria interna, olhamos o mundo de modo mais direto e verdadeiro para vivermos com menos sofrimento e mais qualidade de vida, mais felicidade.

Criar um clima organizacional compatível

Você pode melhorar o clima de seu lugar de trabalho. Você tem como transformar o clima de seu ambiente de trabalho. Cada pessoa tem seu jeito de ser. Uns são mais expansivos e outros mais discretos. Mas todos têm condição de agir com sutileza, com delicadeza e interferir e melhorar o clima organizacional. Trabalhando num clima de mais harmonia, as coisas ficam mais fáceis e as pessoas são mais felizes. Em consequência, os resultados melhoram consideravelmente, tanto em quantidade, quanto em qualidade. E os clientes, as famílias e a comunidade agradecem.

Saber lidar com equipes

É um fator fundamental e essencial. Saber lidar com a cultura do grupo, com suas emoções e com o comportamento dos integrantes de uma equipe é a chave para o sucesso. O trabalho em equipe é essencial no contexto empresarial. Saber trabalhar em equipe é permitir que cada membro da equipe faça seu trabalho de forma assertiva. Saber lidar com equipes é promover o desenvolvimento de cada membro da equipe sem esquecer o grupo. Para isso é importante saber lidar com a inteligência emocional.

Ativar a sabedoria das pessoas

O líder sabe acessar a sabedoria de seus liderados. Todos nós temos uma Fonte de Sabedoria dentro de nós. Através da compreensão, da generosidade e do centramento podemos ativar nossa sabedoria e fazer nossos liderados acessarem sua Fonte de sabedoria. Ser líder é inspirar as pessoas.

Promover a qualidade de vida das pessoas da equipe

É promover a melhoria em seu ambiente, por meio da satisfação dos membros de sua equipe. Pessoas que sabem trabalhar em conjunto alcançam suas metas mais facilmente, de modo a reforçar os laços afetivos e de confiança com seus colegas. Isso torna o ambiente mais agradável e promove a qualidade de vida das pessoas de sua equipe. A percepção e a satisfação que a pessoa tem sobre sua posição na vida, a harmonia entre o pessoal e o profissional, é o que define a qualidade de vida.

Atuação como gestor e líder

Sabemos que a alta performance profissional é a chave para ser um bom gestor e também ter liderança. Ser um bom gestor é saber fazer planejamento, lidar com processos e obter resultados. Ser um bom líder é saber lidar com as pessoas, saber como motivá-las, como comunicar-se com elas. Portanto, o conselho para ser líder de equipe é desenvolver tanto as qualidades de gestão e como as de liderança.

Promover a aprendizagem

O líder de equipe promove o desenvolvimento de cada pessoa de sua equipe e é um promotor de aprendizagem. Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudos, cursos, formação e observação. No mundo disruptivo em que vivemos é importante ser um incentivador de aprender. Aprender sempre.

Gestão de mudança e inovação

O cenário em que as organizações atuam exige do líder de equipe uma postura de constante mudança. É importante fazer com que seus liderados sejam adeptos de mudança. A vida é cíclica. A única certeza que temos é que tudo muda. A gestão de mudança é necessária em toda e qualquer organização. O líder de equipe precisa aderir à mudança e agir inovando seus processos, fornecendo aos membros de sua equipe suporte e ferramentas para que todos se adaptem às novas situações. A gestão de mudança e inovação é importante porque as pessoas têm resistência ao novo, à mudança, e não querem sair de sua zona de conforto. Desenvolver habilidades e competências de gestão de mudanças e inovação é vital para as organizações. A mudança e o sucesso é a marca do líder de equipe.

Aprender a delegar

É uma das habilidades de ser um líder de equipe. Delegar não é simplesmente distribuir tarefas para sua equipe. É, sim, conhecer o potencial de cada um, conhecer as competências de cada um e delegar conforme o perfil de cada colaborador. Ao delegar precisa saber se as pessoas compreenderam o que devem fazer e se têm perguntas para fazer. Delegar é encarregar, incumbir, passar uma tarefa para alguém. Delegar tarefas é essencial para as empresas que buscam resultados. A delegação permite que os líderes assumam outras responsabilidades, evitando que fiquem sobrecarregados, distribuindo parte do poder de decisão.

Conclusão

Se você está mirando tornar-se um líder de equipe, a primeira coisa a fazer é buscar meios de ampliar sua visão sobre si mesmo, sobre as pessoas, sobre a empresa e sobre a sociedade onde todos estão inseridos, agindo e interagindo. Pessoa com mente restritiva, presa a preconceitos e a crenças excludentes criarão a sua volta um campo de conflitos, que até podem dar resultados interessantes a curto prazo, mas cultivarão atritos e antagonismos que resultarão em quebra de harmonia e, consequentemente, quebra de produção e resultados.

Para se tornar um bom líder é necessário saber ouvir e se comunicar com todos os membros do grupo, respeitando as ideias e sugestões de todos e mantendo o moral elevado. Com uma atitude positiva, criatividade e aberta mental.

É importante entender que todos na equipe são potencialmente líderes, liderança que se manifesta de formas muito diferenciadas. Por isso, há que respeitar a forma de ser de cada um e, não só, motivá-lo a expressar seus dotes e a compartilhá-los na equipe. Assim, o líder se tornará um promotor de lideranças. Isto é um baita processo aprendizagem, pois envolve mudanças de paradigmas mentais e de hábitos arraigados e muita paciência consigo mesmo e com seu grupo, com a consciência de que é dos erros que se aprende a superar limitações.

Se você levar isto em conta, certamente estará se preparando para mirar uma vaga de líder de equipe em sua organização.