7 Verdades (e Mitos) sobre Curso de Coaching Online

Hoje existem possibilidades inesgotáveis para a aprendizagem. As novas tecnologias da informação e da comunicação deram origem à educação à distância e, mais recentemente, aos curso de coaching online.

O que é curso de coaching online?

É um curso disponibilizado de maneira virtual pela internet em algum sistema ou canal digital. Possui uma linguagem simples, prática e moderna para atender da melhor maneira possível as pessoas que desejam se formar para o exercício do coaching.
O coaching veio para ficar, pelo menos até que novas técnicas pedagógicas o suplantem. Estamos na era das mudanças e, para fazer frente a este novo cenário e atender às necessidades deste novo mercado, é que estão disponíveis os cursos de coaching online.

Por ser novo e inovador é que surgem os mitos e as verdades a respeito.

Vejamos alguns deles.

Veja o que é verdade e o que é mito sobre curso de coaching online

1. Você pode aprender no curso de coaching online tão bem como aprende numa sala de aula.

Verdade – para isso é importante ter disciplina e organização. Saber se organizar para estudar e disciplina para cumprir o que o estudante estabeleceu para si mesmo. O importante é se empenhar e buscar uma instituição reconhecida e de qualidade.

2. O diploma do curso de coaching online tem o mesmo valor dos cursos presenciais.

Verdade – não é especificado no diploma, mas são reconhecidos com o mesmo va-lor dos cursos presenciais. O perfil do profissional que opta pelo ensino à distância é procurado e valorizado pelas empresas, pois se exigem competências de autonomia, capacidade de organização e comprometimento, com determinação de prazos.

3. Sou muito ocupado, não tenho tempo de fazer o curso.

Mito – os cursos são totalmente online e você pode fazer onde e quando quiser e puder, no seu tempo. Se você realmente deseja fazer o curso, você encontra tem-po. O aluno dos cursos de coaching online tem a possibilidade de programar-se para estudar de acordo com seu tempo e sua disponibilidade. Até mesmo o organizar-se e disciplinar-se para o estudo online é um aprendizado e tanto.

4. Todo curso de coaching online é bom.

Mito– você precisa certificar-se da idoneidade da instituição. Assim como nem to-dos os cursos presenciais são bons, os cursos online também requerem uma busca detalhada e minuciosa. Há muitos cursos sem qualidade no mercado. É importante você certificar-se antes. Quantos alunos já estão formados? Estão exercendo a profissão de coaching?

5. É mais fácil obter um diploma online. Não preciso estudar muito.

Mito – um bom curso de coaching online exige muito de você. Além da disciplina e organização que já comentamos acima, você tem leituras que complementam seu entendimento, vídeos que ajudam a compreender melhor e exercícios que precisam ser feitos no decorrer do curso. Isto se você quiser ter um bom aproveitamento do curso. Um curso bem planejado, rico em material didático e material complementar exige mais do aluno do que os cursos presenciais. Exige disciplina e gestão do tempo.

6. Curso de coaching online é mais flexível.

Verdade – o curso de coaching online tem muita flexibilidade, pois o aluno define seus horários e pode estudar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Essa é uma vantagem muito importante, pois não depende de locomoção, principalmente para quem trabalha ou não pode fazer um curso presencial. Você é dono de seu tempo e faz o seu ritmo. Você precisa de flexibilidade de tempo e espaço? O curso de coaching online é para você. Mas, você tem desafios. Você tem que se organizar, assumir o compromisso com você mesmo de estudar com autonomia, gerenciando seus horários.

7. No curso de coaching online eu não tenho com quem trocar experiência.

Mito – A verdade é que os bons cursos online de coaching disponibilizam um tutor ou uma tutora para responder dúvidas, trocar experiências, buscar aprofundamento em determinados assuntos, auxiliar nas dificuldades que surgem nos primeiros atendimentos do novo coach. Além disso, há oportunidades para interações significativas por e-mails, videoconferências pelo Skype, por What’sApp, etc. Há casos até em que alunos formam grupos de What’sApp para troca de experiências.

Coaching e Mentoring já Fazem Parte do Perfil Profissional Valorizado pelas Empresas

Há uma verdade que se impõe a todos os mitos: os cursos online vieram para ficar e evoluir. Também os cursos de coaching online. Cada vez mais o mundo está se globalizando, se interagindo, as distâncias vão se encurtando pela facilidade de comunicação e as pessoas dispõe de menos tempo para se locomoverem em busca de cursos presenciais.

Até mesmo os atendimentos aos clientes de coaching e mentoring estão acontecendo, cada vez mais, através de recursos de internet. Isto permite que um coach ou mentor, morando em alguma cidade do sul do Brasil, possa atender a um coachee no norte ou no centro oeste ou em qualquer parte deste imenso país, ou mesmo possa atender pessoas que residem na Austrália, ou na Dinamarca, ou na África do Sul ou em qualquer outro país deste mundo, onde as distâncias estão se tornando cada vez mais relativas.

Para começar um curso de coaching online, volto a dizer, faça uma boa pesquisa, ouça sua intuição e escolha aquele curso que melhor sintoniza com seu coração. Depois, assuma com vontade, com um compromisso sério, que exige de você responsabilidade e disciplina.

Existe muita gente e muitas organizações à espera de sua dedicação para se tornarem mais produtivos em seus empreendimentos e mais humanos em seus relacionamentos consigo mesmos e com o mundo à sua volta.

E um bom curso online de formação em coaching é uma oportunidade para você se tornar um bom profissional a favor da evolução da vida em todos os seus aspectos e exigências.