5 Técnicas para Melhorar o Clima Organizacional da Sua Empresa

O estilo de liderança vigente dentro de uma empresa pode determinar o nível de produtividade dos colaboradores. Um estudo recente publicado por pesquisadores das universidades do Reino Unido e da Austrália mostra que chefes preocupados com o bem-estar de suas equipes conseguem aumentar o rendimento dos colaboradores.

Dar atenção a real necessidade dos colaboradores e promover a motivação diária são formas de melhorar o clima organizacional da empresa para que todos se se sintam satisfeitos com o modelo de gestão, cultura e práticas de RH desenvolvidas.

Logo, se o clima de trabalho é positivo os profissionais se tornam mais eficientes e todos saem ganhando nessa relação.

Existem algumas práticas que favorecem a boa convivência no ambiente de trabalho e estimulam o bom comportamento profissional.

Neste post você vai aprender 5 técnicas para transformar a percepção da sua organização. Confira!

capa-5-técnicas-clima-organizacional.jpg

1) Invista no engajamento dos funcionários

Motivar o engajamento entre os funcionários é um dos principais fatores para melhorar o clima organizacional. Ter um ambiente leve e descontraído, onde todos conversem entre si, é fundamental para estimular o senso de pertencimento e comprometimento com os projetos executados.

Não sabe o que fazer para estimular o engajamento da sua equipe? Ter um planejamento de carreira evidente é uma ótima maneira de incentivar os colaboradores. Ao saber a chance real de crescimento todos terão motivos para entregar o seu melhor e alcançar o sucesso profissional.

Outra alternativa são os eventos de integração, como o happy hour ou comemorações de datas importantes. Essa é uma ótima ocasião para fomentar a comunicação e a troca de experiências.

2) Evite ruídos no processo de comunicação

Ao emitir uma mensagem o objetivo é que ela chegue aos destinatários sem distorção, certo? A comunicação malfeita pode causar interpretação inadequada, interferir na execução de tarefas e causar prejuízos.

Para abolir os ruídos na comunicação é necessário melhorar os processos e implementar formas de contato mais eficazes, além do disparo de e-mails e informativos.

Enviar mensagens por meio do aplicativo de controle de ponto, por exemplo, é uma solução apropriada. Os colaboradores recebem a mensagem 一 que também pode ter áudio e imagem em anexo 一, diretamente no celular. Dessa forma, você garante que o conteúdo seja transmitido sem erros ou intercorrências.

3) Assegure o bem-estar profissional

O bem-estar profissional vai além de gostar daquilo que se faz e ter um ambiente de trabalho adequado. Saber que a empresa é justa e confiável em todos os processos, sem dúvida, ajuda a melhorar o clima organizacional.

Por esse motivo, é importante mudar os procedimentos diários, como o método de controle de jornada dos colaboradores. Procurar por uma solução digital é uma alternativa para fazer um registro de ponto transparente. Consequentemente, tanto empresa quanto colaborador têm segurança da informação registrada.

4) Invista em benefícios para os colaboradores

Outra maneira interessante de melhorar o clima organizacional da empresa, diminuir o turnover e incentivar os colaboradores é ofertar benefícios que podem ir desde desconto em academias até criação de eventos voltados para o lazer.

Apesar de não interferir diretamente na rotina do escritório, esses benefícios demonstram que a sua marca realmente se importa com quem gera resultados e traz lucros para a empresa. E isso é fundamental para conseguir criar um clima melhor todos os dias.

5) Proporcione treinamento para as lideranças

A forma como os líderes conduzem seus liderados também diz muito sobre o clima organizacional da empresa. Logo, é fundamental investir em treinamentos para incentivar as melhores técnicas de comunicação e condução de equipes.

Sabemos que a boa ou má atuação de um líder pode interferir no índice de rotatividade dos colaboradores. Então, que tal investir na capacitação para melhorar a qualidade do trabalho na sua empresa?

Melhorar o clima organizacional requer atenção com vários fatores que determinam a impressão que os colaboradores têm do local de trabalho. Descubra quais são os elementos que os motivam e utilize-os para propagar um ambiente agradável e positivo.

Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores batam ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet. Ficou interessado? Saiba tudo sobre controle de ponto com o Tangerino!