5 dicas de coaching financeiro para sair das dívidas

5 dicas de coaching financeiro para sair das dívidas

Compras por impulso, falta de planejamento financeiro ou simplesmente contar com expectativas para o futuro que terminaram não se provando reais, tudo isso pode prejudicar a saúde do seu orçamento colocando-o no vermelho. 

Quitar as dívidas é um processo rápido para quem consegue um milagre financeiro, para todas as outras pessoas e até mesmo para organizações vale a regra de outro do coaching financeiro: encare os fatos, faça as contas e trabalhe adotando outro comportamento. 

O Coaching Financeiro fornece técnicas de coaching específicas para orientar a conquista de metas e objetivos focados em planos possíveis, realizáveis e dentro do esperado para a construção de um patrimônio ou para sanar um problema pontual, como eliminar as dívidas por exemplo.

O que muda principalmente é a assertividade com a qual se fala sobre o dinheiro: sem falsas ilusões, o dinheiro está à serviço de um propósito, sem isso ele escapa novamente e as dívidas voltam a acumular. 

Comunicação assertiva para encarar os fatos

Ser assertivo com os outros é importante, mas ser assertivo consigo mesmo é ainda mais. Isso porque é muito fácil cairmos em nossas próprias ilusões, elas nos ajudam a encobrir o que não gostamos de nós mesmos. Então, o que era para ser feito hoje ficou para amanhã e com este adiamento vem uma justificativa. Não foi possível realizar esta tarefa hoje, porque fulano isso, fulano aquilo, ou seja, porque alguém falhou conosco. 

Pode ser que em alguma situação pontual os efeitos de uma conduta equivocada de outra pessoa nos atinja inesperadamente, mas quando o comportamento do outro passa a servir como justificativa para falta de organização financeira e frustração da pessoa, isso se torna insustentável. As dívidas são um sintoma de algo que vai mal, a comunicação intrapessoal. 

Uma pessoa que conduz a própria Vida com assertividade tende a ser pragmática e honesta com as próprias possibilidades sem abrir mão de seus projetos mais audaciosos. É possível se ver em um futuro próximo em uma situação financeira muito mais favorável, desde que se conheça o caminho a ser trilhado para conquistá-la. E é aí, bem na trilha que leva à conquista, que o coaching financeiro pode atuar.

Como quitar suas dívidas com a ajuda do coaching financeiro

O conselho que está na base de todos os outros é: reconstrua a sua relação com o dinheiro. Você terá que fazer concessões, abrir mão de algumas experiências ou coisas para poder viver sem a angústia de estar sempre endividado. 

Tenha um propósito claro de Vida 

Quando você tem clareza sobre onde quer estar, você persiste melhor. Algumas pessoas perdem o foco ou se deixam levar por outras distrações muito rapidamente, ou porque são mais sensíveis, ou porque ainda não conseguem se comunicar com assertividade consigo mesmas. 

Lembre-se de que a comunicação intrapessoal é o primeiro passo para a clareza do propósito de Vida. Este propósito é somente seu, não deve ser atribuído a você, dado a você, nem nada semelhante. Você precisa estar disposto a se ouvir, a se autoconhecer, e a partir daí entender o que faz sentido e o que não faz para a sua Vida. Você é a única pessoa capaz de viver a sua Vida, ninguém mais consegue ter a experiência de ser quem Você é. 

Tenha certeza de que você está dando o seu melhor todos os dias, em alguns dias você consegue caprichar mais, em outros nem tanto, o fundamental é que haja equilíbrio de forças e tudo aquilo que te mantém centrado e focado no seu propósito seja mais frequente. 

Desenvolva um talento que gere uma nova fonte de receita

Não adianta apenas cortar gastos e despesas, use este momento para desenvolver sua criatividade e coloque-a à serviço de um novo talento pelo qual você pode conquistar uma nova fonte de receita. Que conhecimentos que você possui hoje que podem contribuir para os negócios ou a vida de alguém? Liste todas as habilidades que você possui que podem ser monetizadas e te ajudar gerando uma fonte de recursos extra. 

Se neste momento, você perceber que não há nenhuma habilidade que possa ser convertida facilmente em um serviço, estude. Há inúmeros cursos e conteúdos gratuitos na internet, encontre um conteúdo com o qual você tenha afinidade e invista seu tempo entendendo como gerar valor para outras pessoas com aquele conhecimento.  

Renegocie todas as dívidas 

Esta talvez seja a parte mais delicada. Muitas pessoas com dívidas evitam conhecer o valor da dívida seja por medo, culpa ou vergonha. Elimine essas crenças limitantes do seu pensamento. Esses sentimentos somente atrasarão sua saída dessa situação. Entenda a origem da dívida, o valor atual e estabeleça um cronograma de pagamento com os seus credores. Bancos e instituições de crédito oferecem grandes descontos para pagamentos de dívidas. Use todas as vantagens que seus credores oferecem para atribuir uma data limite para o pagamento. 

Planeje todos os gastos 

Com o cronograma de pagamento das dívidas acertado com os credores, planeje todos os seus gastos. Reserve uma pequena porção diária para gastos básicos com alimentação e repense o conceito de “necessário”. 

Alimentar-se é uma necessidade, jantar em um bom restaurante é um pequeno luxo. Encontre uma forma de satisfazer suas necessidades básicas com entusiasmo, sabor e vigor, mas não se deixe levar por falsas ilusões. Neste momento, você ainda não pode bancar determinados “luxos”, mas em breve vai poder sempre e quando fizer sentido com o seu propósito. 

Encontre a Felicidade no momento presente

Estar seguro e confortável em casa é uma experiência que traz muitas sensações boas, mas que nem sempre nos damos o direito de vivenciá-las em Paz. Encontrar momentos em que seja possível estar presente, fazer alguma atividade prazerosa e sentir Felicidade sem que isso implique no ato de consumir e gastar dinheiro. 

Esta conexão com o presente e este tipo de experiência com a Felicidade também ajuda a evitar endividamentos futuros. Você vai criar novos hábitos que vão fortalecer o seu propósito e manter as dívidas longe do seu horizonte. 

A única pessoa que pode garantir com certeza que você vai conseguir pagar as dívidas e não contrair outras no futuro é você mesmo. A transformação precisa ocorrer na sua Visão de Mundo, no modo como se relaciona com o dinheiro e de como permite alcançar uma Vida mais próspera sem angústias ou frustrações relacionadas a dívidas. 

O Coaching Financeiro pode ser uma janela de oportunidade para que você repensar diversos mecanismos de autossabotagem que nem imaginava que tinha. A partir daí, sua percepção pode ser ampliada e os objetivos conquistados serão só o começo de muitas outros. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem