4 Formas de Alcançar a Prosperidade

Um indivíduo com prosperidade é primeiramente, conhecedor de si… procura aperfeiçoamento através de caminhos que transportem equilíbrio entre a mente, o espírito e o corpo.

A palavra prosperidade tem origem no latim prosperitate / prosperare, que significa “obter aquilo que deseja”. O termo latino é formado pela união dos elementos pro, que quer dizer “a favor”, e spes, que significa “esperança”. A prosperidade também tem uma força dupla e tem origem na junção de dois grandes movimentos universais: DAR / RECEBER.

A prosperidade está completamente ligada com a abundância em nossas vidas. Ser próspero está associado a ser merecedor de tudo isso “mentalmente”, ter equilíbrio emocional, ser bem-sucedido, realizado, pleno, ao estado de espírito do indivíduo. Existem muitas pessoas que são prósperas e que não são ricas.

Um indivíduo próspero é, primeiramente, conhecedor de si. Sendo assim, é um indivíduo que procura aprimoramento e aperfeiçoamento através de caminhos que transportem equilíbrio entre a mente, o espírito e o corpo.

Quanto maior o conhecimento de si mesmo, mais transparente enxergar e saber, por exemplo, se beneficiar das nossas forças e diminuir as fraquezas, realizar mais por nós mesmos, pela nossa família e pela sociedade em que vivemos.

Quanto mais nos conhecemos, mais somos capazes de perceber nossas crenças e, desse modo, compreender quais delas nos limitam e quais nos impulsionam para frente, desenvolvendo e fundamentando as nossas escolhas.

As 4 formas de alcançar a Prosperidade

1 – Autoconhecimento 

Conhecer a si mesmo, autoconhecer-se. Esse é o princípio para se atingir o que se almeja na vida e eliminar o que não se almeja. Crenças, valores, missão, propósito e sentido de vida, o que é importante para você, o quanto se sente merecedor do que recebe e o quanto doa a mais do que deveria dar. Tudo isso integra o autoconhecimento e para quem não o pratica, provavelmente não seja tão simples desse jeito.

O autoconhecimento é um processo contínuo, nunca para. É por meio dele que suas perspectivas serão ampliadas para que você viva de forma plena. Ele é um caminho que conduz a evolução. Para se conhecer é necessário dar o primeiro passo e possuir a coragem para se aceitar e enxergar o que está submerso em seu inconsciente – aquilo que muitas vezes não está deixando você prosperar.

Se aceitar para receber o que se merece. Ir ao encontro da autocura para evoluir e descobrir o verdadeiro equilíbrio. Conhecer-se e reconhecer-se em si mesmo para receber tudo que é merecedor e começar a conquistar mais e perder menos. 

Ser próspero ou ser estagnado está essencialmente ligado à maneira como se acredita e como aceita suas crenças – as negativas (enfraquecedoras) e as positivas (fortalecedoras) e como as carrega para as suas ações cotidianas. As crenças que te impulsionam para frente são as que te conduzirão a prosperar.

É necessário equilibrar os pensamentos (estado interno) e extinguir crenças que te boicotam, ou seja, que te conduzem a ter um comportamento externo negativo perante ao que se quer atingir. Isso tornará a vida equilibrada, visto que estimulará comportamentos externos para se alcançar a verdadeira prosperidade emocional, espiritual, material e em todas as áreas da vida.

2- Planejamento

Colocando em sua mente que você é merecedor de receber tudo que os seus sonhos e metas possam te possibilitar e que você merece prosperar, então é hora de declará-los, planejá-los, externalizá-los e solicitá-los. Prosperar exige atenção e foco. O Planejamento é a habilidade de sonhar acordado, chamando esses sonhos para a vida real, organizando esses sonhos e transcendendo as próprias metas e objetivos. Um bom planejamento nos auxilia a nos sentirmos realizados.

A realização dos seus sonhos, por vezes, não será em curto prazo, necessitará de mais tempo. Outras vezes, e dependendo do quanto esses sonhos são importantes para você, podem ser realizados em curto prazo, mas será preciso um esforço maior.

Não importa a dimensão do seu sonho, o que é importa é o quanto de esforço você está disposto a fazer para atingi-lo e para contribuir com essa realização é imprescindível planejá-los e se organizar (consciente e inconscientemente) para alcançá-los. Se você fizer algo hoje para se direcionar aos seus sonhos, você terá mais probabilidade de realizá-los do que se não fizer nada. Por este motivo, planejamento e foco são importantes.

Para prosperar é necessário transcender as metas e objetivos que se almeja alcançar, senti-los plenamente, se imaginar no sonho, gerar satisfação, motivação, alegria ao que se almeja alcançar, entrar em flow só de se imaginar neles – visualizá-los.

Ao fazer o planejamento, conduzindo seu sonho e transcendendo-o para a vida real, tudo isso será materializado e será a hora de partir para ação.

3- Ação

Ação significa atitude, a energia focada em direção a circunstância desejada, o movimento. É necessário arriscar. Lembrando que toda oportunidade do mundo está oculta no caminho da ação, do movimento e do trabalho. Só se faz o caminho caminhando, agindo, se movimentando, trabalhando, focando, estando aberto e receptivo para agir e receber. 

Sair da zona de conforto requer a eliminação das interferências que surgem no caminho, da jornada que te guiará a circunstância desejada. 

É necessário presumir o que pode te impossibilitar de atingir as suas metas e objetivos, e utilizar estratégias para eliminá-los ou até mesmo enfrentá-los. Para tornar eficiente o seu planejamento, é preciso conduzir-se mentalmente em direção ao que se almeja, ou seja, adaptar sua mente para as mudanças que virão.

Ao tomar uma atitude, o indivíduo efetivamente se torna merecedora do que deseja, visto que ela está fazendo um esforço consciente para ser próspera. E em cada ação, atingindo o sucesso ou fracassando é importante agradecer cada passo dado, cada realização.

4- Gratidão (Servir, Agradecer e Perdoar)

Almeja ser próspero? Então seja grato, sirva, perdoe! Essas três atitudes geram energia positiva e criam conexões. Existe um poder fenomenal ao agradecer nossas conquistas diariamente, ao servir e ao perdoar. Elas abrem e mantém portas abertas, te conduz a novas oportunidades e a viver novas experiências. Em outras palavras, essas atitudes atraem o que é bom, pois atuam como um ímã.

Você já conhece quem você é, conhece o que quer, já se impulsionou em direção aos seus sonhos, tem atingido tudo que planejou e que se propôs a realizar, então é hora de agradecer seus sucessos e fracassos e compensar ao mundo o que você ganhou. Também se pode agradecer pelos fracassos, erros cometidos, pois através deles você teve a oportunidade de aprender, crescer, evoluir e isso também é prosperidade.

Perdoe-se pelo que não deu certo, pelo que não fez, por suas fraquezas. A prosperidade anda pelas emoções equilibradas, bem resolvidas. Se a raiva, o rancor, a inveja, a ingratidão, a autossabotagem predominam, eles te limitarão e vão impedir a prosperidade de acontecer na sua vida.

Crie hábitos diários também de auxiliar pelo menos uma pessoa por dia a ser melhor, seja uma centelha divina, poderosa na vida de alguém. Encoraje as pessoas a alcançarem o que desejam, doe-se. 

A vida é mais plena e feliz para os que estão constantemente procurando olhar para si. Não aquele olhar egoísta, mas aquele no qual você dá a mão a si mesmo num gesto de enorme humildade.